Uma mulher sozinha ocupa um espaço enorme

Acordei de repente, como se caindo de dentro do sono na cama. Isso sempre acontece quando durmo em uma cama que não é a minha. Virei a cabeça para o lado e me deparei com a imensidão branca que era o espaço que eu não estava ocupando. Quase não me mexo dormindo, camas gigantes de hotel acabam subaproveitadas. Estiquei o braço, tentando preencher um pouco do vazio.

——

Postura ereta, bolsa a tiracolo, olhar protegido por óculos de sol, passo firme, peito projetado para a frente abrindo caminho. Caminhada confiante de quem sabe aonde vai. Eu só ando por aí com o modo mulher sozinha ativado.

——

Mesa para uma pessoa, por favor. Tal coisa não existe, sempre sou levada para uma em que cabem duas. Tudo bem, porque uma mulher sozinha ocupa um espaço muito maior que um só corpo, eu preencho o espaço da cadeira à minha frente também. Peço um drink grande e forte: agora ocupo o espaço de quase três, impossível não notar algo tão grande no ambiente.

——

Outra mulher uma vez me contou que nunca tinha ido ao cinema ou a um restaurante sozinha, tinha medo. Admirava a minha coragem. Medo de que, pergunto, de sofrer violência? Não, era simplesmente medo de estar sozinha em público. Eu sei que é o medo de ocupar espaço. Todas nós nascemos com ele.

——

O corpo da mulher que deseja e é desejada também ocupa um espaço diferente. Desdobra-se, aumentam as superfícies de contato com o mundo. Hoje eu senti o sol mais quente e o vento mais frio.

——

“Bom dia!!!!!”, me diz a mulher sozinha e completamente desconhecida que cruzou comigo na rua vazia. Bom dia, companheira, também te vi.

——

Quando estou sozinha em público, enxergo melhor. Ocupo mais espaço, então acho que meus olhos ficam maiores, e minha capacidade de percepção aumenta. Vejo detalhes, noto o peso de olhares. A visão periférica se amplia e vejo, ao mesmo tempo, as várias rotas de fuga de que posso precisar. Vejo de muito longe as mães presentes, sempre a proximidade mais segura. 

——

Mulheres, não peçam licença: temos todo o direito de ocupar esse espaço enorme.

Leave a comment