É a palavra mais autêntica. Estou sendo literal.
Literatura é espírito
A literatura é imaterial. É tudo e é todos, está no raio de sol que entra pela fresta da janela fechada, no sangue que sai de um corte na pele e no brilho dos olhos da pessoa que amo. Sobrevive à morte. Comungo completamente com a literatura apenas quando acesso minha dimensão espiritual, quando aceito a imperfeição da carne e me entrego sem resistência ao que diz a palavra (que com frequência não descreve o que se apresenta como real). A maior prova de que literatura é espírito é o seu mistério. Você define deus? Eu não defino literatura.
Literatura é comunhão
Ela nos acolhe. A literatura me coloca ao lado de quem nunca vi, de quem ignorei, de quem já fui e de quem nunca vou ser. Todos, sem exceção de classe, cor ou gênero, podem fazer literatura. Basta aceitar o poder da palavra, e não é preciso saber escrever em um papel. Foi a literatura, a que li e a que criei, que me permitiram sentir que faço parte de pelo menos um grande grupo, o da raça humana.
Literatura é cultuada em espaços sagrados
O silêncio das bibliotecas é tão único que tem cheiro e cor. É protegido pela adoração dos fiéis, que se ofendem com perturbações sonoras mínimas no seu local de culto. Não é necessário dizer nada em voz alta, os livros te escutam muito melhor que as paredes, eu garanto. Caminhe por entre livros com o mesmo cuidado que usaria para passear em um chão de floresta cheio de pequenos insetos e cogumelos que você não quer matar.
Literatura é redenção
Eu fui salva. Sou salva todos os dias pela palavra. Fui salva da solidão, do desespero, do medo de dar o próximo passo, fui salva de não ser nada. Ainda não quis morrer, mas também não tenho medo de morrer, porque só dá para ler estando viva e porque vou continuar existindo no que escrevi, depois de morrer. Viver me atrai porque exite literatura, e morrer não me assusta pelo mesmo motivo.
Eu sou uma devota absoluta, mas a literatura acolhe todos os níveis de fé. Você quer ouvir mais sobre a palavra ou gostaria de já receber uma recomendação de leitura?
Leave a comment